O MATE Desktop Environment é a continuação do GNOME 2. Ele fornece um ambiente de trabalho intuitivo e atraente usando metáforas tradicionais para Gnu/Linux e outros sistemas operacionais Unix-like.
MATE está em desenvolvimento ativo para adicionar suporte para novas tecnologias, preservando uma experiência de desktop tradicional. Veja nosso Roteiro.
O Manifesto MATE <http://wiki.mate-desktop.org/board:manifesto> _ descreve alguns dos princípios que norteiam o projeto.
Você pode encontrar mais`fotos do MATE <gallery/1.14/>`_ em nossa galeria.
Novidades
- 2017-03-13 23:30 MATE 1.18 released
- 2016-12-22 01:00 Server Outage
- 2016-09-21 21:00 MATE 1.16 released
- 2016-04-08 15:00 MATE 1.14 released
- 2015-11-05 20:00 MATE 1.12 released
Você deve também dar uma olhada em Planet MATE para ver o que a comunidade MATE está blogando.
Quais distros suportam MATE?
Mate está disponível através dos repositórios officiais das distribuições Linux abaixo:
- Alpine Linux
- AOSC
- Arch Linux
- Debian
- Fedora
- Gentoo
- GNU Guix e GNU GuixSD
- Linux Mint
- Mageia
- Manjaro
- openSUSE
- Parrot Security OS
- PCLinuxOS
- PLD Linux
- Point Linux
- Sabayon
- Salix
- Solus
- Ubuntu
- Ubuntu MATE
- Vector Linux
- Void Linux
MATE está disponível repositórios via não oficiais dessas dustros, mas sua inclusão está sendo planejada:
Você prefere UNIX?
Você pode também consultar DistroWatch.com para saber quais distribuições suportam MATE.
A comunidade MATE documentou como instalar MATE em muitas distribuições nos guia de Instalação.
Aplicativos
MATE é composto de uma série de aplicações. A renomeação foi necessária para evitar conflitos com os componentes do GNOME.
Caja
Caja é o Gerenciador de Arquivos oficial do MATE desktop. Permite navegar nos diretórios, como também pré-visualizar arquivos e executar aplicativos associados com eles. It is also responsible for handling the icons on the MATE desktop. Funciona em arquivos de sistema local ou remoto. Caja é fork do Nautilus.
Pluma
Pluma é um editor de textos que suporta recursos de edição padrão. Extebd sua funcionalidade básica com outros recursos não encontrados normalmente em editores de texto simples. Suporta edição de múltiplos arquivos de texto na mesma janela(através de abas). Pluma suporta totalmente texto internacional através do seu uso da codificação Unicode UTF-8 em arquivos editados. Seu conjunto central de recursos inclui realce de sintaxe de código fonte, auto recuo, e suporte de impressão (com visualização de impressão). Pluma é fork do Gedit.
Eye of MATE
eom ou the Eye of MATE é um visualizador simples gráficos para o MATE desktop que usa a biblioteca gdk-pixbuf. Ele pode lidar com grandes imagens, pode aplicar zoom e rolar com o uso de memória constante. Seus objetivos são simplicidade e compatibilidade com os padrões. Eye of MATE é fork do Eye of GNOME.
Atril
Atril é um visualizador simples multi-página do documento. Ele pode exibir e imprimir PostScript (PS), Encapsulated PostScript (EPS), DJVU, DVI, XPS e Portable Document Format (PDF). Ele também permite procurar texto, copiar texto para a área de transferência, navegação em hipertexto e marcadores tabela-de-conteúdo quando suportado pelo documento. Atril é um fork do Evince.
Engrampa
Engrampa é um gerenciador de arquivos para o ambiente MATE. Ele permite que você criar e modificar arquivos, visualizar o conteúdo de um arquivo, ver um arquivo contido em um arquivo, e extrair arquivos de arquivo. Engrampa é um fork do File Roller.
MATE Terminal
MATE Terminal is a terminal emulation application that you can use to access a UNIX shell in the MATE environment. With it, you can run any application that is designed to run on VT102, VT220, and xterm terminals. MATE Terminal also has the ability to use multiple terminals in a single window (tabs) and supports management of different configurations (profiles). MATE Terminal is a fork of GNOME Terminal.
De onde vem esse nome?
O nome “MATE”, vem de erva mate, uma espécie de azevinho nativa da América do Sul subtropical. Suas folhas contêm cafeína e são usados para fazer infusões e bebidas.